Pular para o conteúdo principal

Lições da crise

Neste ano o mundo pôde assistir de camarote algumas das empresas de maior sucesso irem por água a baixo e, pior ainda, humilharem-se, ridicularizarem-se pedindo milhões ou bilhões de ajuda aos seus governos. Veja o caso das 3 grandes do mundo automobilístico: durante décadas se apropriaram de construtores menores para minimizar a concorrência e monopolizar o mercado - e com a concessão do governo! Durante décadas fabricando carros de plástico e a cada ano fazendo mínimas modificações em seus modelos para se aproveitar do povo que vive de estatus e ignorância. Uma grande estratégia desenvolvida em cima do consumismo: a obsolescência compulsória. Mas foram incapazes de criar um plano B.

Por outro lado tivemos um dos maiores exemplos de sucesso: a Porsche tentando adquirir participação majoritária na Volkswagen. Coisa linda, uma empresa que tem um nicho muito restrito - carros esportivos de luxo - tomando posse de uma empresa gigantesca como a Volks.

E a Ferrari? Ameaçou sair da Fórmula 1 se não puderem gastar mais dinheiro que os outros no desenvolvimento dos seus motores.

A Audi investiu milhões no desenvolvimento do seu motor turbo diesel, colocou pra correr em Le Mans e faturou todas. Correndo com DIESEL!

Porsche, Ferrari e Audi são 3 exemplos de maior sucesso estratégico. São empresas que investem em criação e desenvolvimento de tecnologias novas, e ainda assim, no meio dessa crise global, têm lucro.
E as 3 "grandes", GM, FORD e Chrysler, o que fizeram esse tempo todo? Nada, sempre a mesma merda. Sempre mais do mesmo...


Postagens mais visitadas deste blog

Offspring e memórias punk roqueiras


Foi só uma horinha de show, mas foi o que eu esperava desde os tempos do colégio, quando comecei ouvir Green Day, Offspring, Millencolin, Pennywise, Bad Religion e Rancid.

Lembro que nessa época de colégio eu perdi um cd do Rancid numa aposta com um colega meu, ele disse que o Silverchair era da Austrália e eu apostei que era de Seattle, pois eu lembrava (achava) que tinha ouvido isso na MTV. Sometimes my mind plays tricks on me...

Rafa e seu brinquedinho

Ele ainda nem tinha aquele cabelo de ator de seriado americano que tem hoje e já gostava de brinquedos caros.
- Rafa, comprei um alfa hoje, acho q vou vender a BM...
- Pô Mick, legal! Vou te mandar uma foto do meu carro. Comprei ele quando eu ainda nem tinha esse cabelo de ator de seriado americano, tá ligado?! Se pá até vamos fazer um tira-teima lá no tarumã, q tu acha?
- Blz, manda aí.

O Rafa não sabe brincar.

Lonesome Day

Encontrei-me assim, sozinho
Cabeça baixa, gestos lentos...
Eis que Destino surge por entre as sombras
E pergunta-me o que me aflinge
Sem saber o que responder apenas olho em seus olhos
São profundos como um oceano
E vejo apenas um caminho longo e escuro
Nesse instante Destino vai embora
Ele parece satisfeito
O motivo de seu silêncio eu sei
Mas o que ele viu nos meus olhos?